Flávia Moretti cobra Câmara e alerta risco de perda de R$ 14,5 milhões da Educação em Várzea Grande

Prefeita afirma que projetos do Executivo seguem travados no Legislativo e diz que atraso pode comprometer investimentos na área educacional
DA REDAÇÃO / Foto: Reprodução
A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), cobrou publicamente o presidente da Câmara Municipal, Wanderley Cerqueira (MDB), pela demora na apreciação de projetos enviados pelo Executivo que seguem parados no Legislativo. Segundo ela, a situação pode resultar na perda de aproximadamente R$ 14,5 milhões destinados ao Fundo Municipal de Educação.
A declaração foi feita neste final de semana e expôs a preocupação da gestora com o prazo estabelecido até o dia 7 de julho para viabilização do recurso.
“Eu não estou fazendo nenhum ataque, eu só estou pedindo pela população. O Fundo Municipal da Educação é o meio que a gente pode receber dinheiro. Até o dia 7 de julho, então ele tem que votar”, afirmou a prefeita.
Flávia explicou que, mesmo após eventual aprovação, ainda será necessário cumprir etapas burocráticas para garantir o repasse dos valores, como a abertura de conta específica e a regularização do fundo.
“Se ele não colocar nas terças-feiras, eu ainda tenho que abrir conta, regularizar um monte de situação no fundo para poder receber o recurso de 14 milhões e meio e mais aqueles que eu for atrás agora por conta da calamidade”, disse.
A prefeita alertou que a ausência dos recursos pode impactar diretamente outros setores da administração municipal, caso seja necessário remanejar investimentos.
“E se ele não fizer isso, eu não sei. A gente vai continuar espremendo, eu vou deixar de fazer tapa-buraco, eu vou deixar de fazer asfalto, eu vou deixar de fazer outras coisas dentro do município para atender as nossas crianças”.
Durante a manifestação, Flávia também citou o caso de uma aposentada que aguarda há cerca de 10 anos o pagamento de precatório. Segundo ela, existe um projeto em tramitação na Câmara que permitiria ao município negociar esses valores, mas que ainda não foi pautado.
“Ela falou: não acredito, prefeito, eu vou fazer uma reunião com os aposentados e pensionistas e vou pedir pra intercederem ao presidente da Câmara pra aprovar essa lei. E isso não é feita porque ela não prejudica o município. Ele tá prejudicando o cidadão”, relatou.
Ao final, a prefeita reforçou o apelo para que a população acompanhe e cobre os vereadores pela votação das matérias encaminhadas pelo Executivo.



