Várzea Grande abre consulta pública para plano que vai definir futuro do saneamento pelos próximos 35 anos

Município lançou programa “Acelera VG Água” e convida moradores a participar da construção das metas para abastecimento e esgotamento sanitário
DA REDAÇÃO / Foto: Prefeitura de Várzea Grande
A Prefeitura de Várzea Grande lançou nesta segunda-feira (22) o programa “Acelera VG Água”, iniciativa que abre consulta pública para a atualização do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). A proposta busca ampliar a participação popular na construção das diretrizes que devem nortear os serviços de água e esgoto no município nas próximas décadas.
De acordo com a prefeita Flávia Moretti, o processo vem sendo desenvolvido há cerca de um ano e dois meses e passou por etapas de estudos técnicos e escuta da população em diferentes regiões da cidade.
Segundo a gestora, a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), responsável pelos estudos, realizou diagnósticos sobre a situação atual dos serviços e elaborou um prognóstico que apresenta propostas para o futuro do saneamento no município.
“Agora queremos que todos tenham acesso ao documento, conheçam as propostas e possam enviar contribuições”, destacou a prefeita.
A atualização do plano apresenta um panorama dos atuais serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, além de apontar soluções e estratégias para os próximos 35 anos.
A administração municipal reforça que a participação popular será fundamental para consolidar o documento antes da definição do modelo de gestão que será adotado futuramente para o setor.
A secretária municipal de Assuntos Estratégicos, Ina de Maria, destacou que os moradores podem acessar o conteúdo completo, analisar as propostas e encaminhar sugestões para colaborar com o planejamento.
As contribuições poderão ser enviadas por meio do e-mail destinado ao programa, além da participação na audiência pública prevista para ocorrer em agosto.
Mais informações: Acelera VG Água



