Cidades

Condege realiza transição de gestão em Cuiabá e reúne defensores públicos de todo o país

Evento marca posse de nova presidência do Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais durante reunião ordinária na capital mato-grossense

DA REDAÇÃO / Foto: DPEMT

A Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT) sediou, nesta terça-feira (23), a cerimônia de transição de gestão do Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege). O encontro ocorreu durante a 110ª Reunião Ordinária do colegiado, realizada em Cuiabá, reunindo representantes de diversas Defensorias Públicas do país.

Na ocasião, a defensora pública-geral de Mato Grosso, Luziane Castro, que presidiu o Condege no biênio 2025-2026, passou o comando da entidade ao defensor público-geral do Paraná, Matheus Cavalcanti Munhoz, que assume a presidência para o período 2026-2027.

Durante seu discurso, Luziane Castro destacou o papel do Mato Grosso nas discussões nacionais sobre políticas públicas e o fortalecimento institucional da Defensoria Pública.

“O período em que estivemos na gestão do Condege foi uma experiência enriquecedora, pois conseguimos colocar o estado de Mato Grosso dentro dos espaços de discussões de políticas públicas nacionais”, afirmou.

Ela também ressaltou a participação do estado em agendas estratégicas, como debates em Brasília e em outros estados, além da presença em eventos de alcance internacional, como a COP30, realizada em Belém (PA), em 2025.

O novo presidente do Condege, Matheus Cavalcanti Munhoz, destacou a condução da gestão anterior e afirmou dar continuidade ao trabalho desenvolvido.

“Luziane entrega sua gestão marcada pela pacificação e acolhimento dos membros da Defensoria Pública brasileira”, disse.

A reunião em Cuiabá também contou com uma pauta ampla, incluindo discussões sobre a elaboração de um manual de redação institucional, informes legislativos e jurídicos apresentados pela Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep), além de termos de cooperação com instituições como o Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM) e o Grupo de Atuação Estratégica das Defensorias Públicas (Gaets).

Encontros nacionais e agenda de tecnologia

Além da reunião ordinária do Condege, a DPEMT também recebe nesta semana encontros nacionais de comissões e coordenadorias do conselho.

Entre quarta-feira (24) e sexta-feira (26), será realizado o 5º Encontro Nacional de Tecnologia e Inovação das Defensorias (Enastic) e o 2º Congresso Nacional de Tecnologia e Inovação das Defensorias Públicas Estaduais (CNTI), na UniSenai, a partir das 8h.

O evento reúne defensores, servidores, especialistas e gestores de diversas regiões do país para debater inovação, inteligência artificial, modernização do atendimento jurídico, proteção de dados e o futuro das instituições públicas diante das transformações tecnológicas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo