Cidades

Prefeitura de Cuiabá alerta que serviços de saúde são totalmente gratuitos e reforça combate a cobranças indevidas

SMS orienta população a denunciar tentativas de golpe envolvendo atendimentos na rede municipal do SUS.

DA REDAÇÃO / Foto: Prefeitura de Cuiabá

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), emitiu um alerta à população sobre tentativas de cobrança indevida dentro da rede pública de saúde. O município reforça que todos os atendimentos, procedimentos, internações, exames e fornecimento de medicamentos realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) são totalmente gratuitos.

Segundo a administração municipal, nenhuma unidade de saúde está autorizada a solicitar valores, transferências via PIX, pagamentos em dinheiro, presentes ou qualquer tipo de vantagem para garantir atendimento ou continuidade de tratamento.

O alerta é direcionado especialmente a pacientes internados, familiares e acompanhantes atendidos em unidades como o Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá, o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), o Hospital Municipal São Benedito, o Centro Médico Infantil (CMI) e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

A Secretaria destaca que qualquer tentativa de cobrança em nome dessas unidades deve ser considerada irregular e comunicada imediatamente aos órgãos competentes.

A orientação se estende a toda a rede municipal, incluindo Unidades de Saúde da Família (USFs), centros especializados, serviços odontológicos, unidades de reabilitação, Centros de Atenção Psicossocial (CAPSs), laboratórios, vigilâncias em saúde e demais estruturas da SMS.

Diante de situações suspeitas, a recomendação é que a população não realize qualquer tipo de pagamento e registre denúncia junto à Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde, pelos telefones (65) 3318-6011 e (65) 3318-6013, ou presencialmente na sede localizada na Rua General Aníbal da Mata, nº 139, bairro Duque de Caxias.

A Prefeitura também orienta que os casos sejam formalizados por meio de Boletim de Ocorrência (BO), para que possam ser investigados pelas autoridades policiais e, se necessário, resultar na responsabilização dos envolvidos.

A gestão municipal reforça que o SUS é um sistema universal e gratuito e pede atenção redobrada da população para evitar golpes e denúncias imediatas em qualquer situação suspeita envolvendo cobrança de serviços de saúde.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo